» » Receoso

Receoso

A palavra receoso é usada para se referir a pessoas que têm receio, que hesita, em fazer algo por temor das consequências, ou seja, pessoas temerosas. Além disso, pode ser usada para caracterizar uma situação em que há receio ou alguém que se intimida facilmente pouco à vontade, tímido, acanhado ou timorado, ou seja, alguém que não está confortável com a situação.

A palavra receoso é um adjetivo e vem de recear, cuja origem está no latim “celo”, que quer dizer ocultar ou esconder. Dessa forma, percebemos que alguém receoso é uma pessoa hesitante, que não está bem com o lugar e que se encontra.

Sinônimos da palavra receoso

Ansioso, apreensivo, suspeitoso, temeroso, tímido, cabreiro, desconfiado, medroso, covarde fraco, preocupado e outros.

Antônimos da palavra receoso

Herói, calmo, varão, arrojado, aventureiro, corajoso, animoso, valente, audaz, seguro, bravo, valoroso, brioso, arriscado, destemido, ousado e outros.

Frases com a palavra receoso

“Capitu falou novamente da nossa separação, como de um fato certo e definitivo, por mais que eu. receoso disso mesmo, buscasse agora razões para animá-la.”

― Machado de Assis
“Quando caímos do cavalo a primeira vez, certamente, ficamos receosos, de uma segunda queda; entretanto, ficamos mais firmes e vigilantes, para que não caiamos novamente.”

– Kabral Araujo

Atualizado em: 23/05/2018 na categoria: Adjetivos