A diferença entre reclusão e detenção é que reclusão é uma pena mais grave, que afasta totalmente o indivíduo da sociedade, enquanto a detenção é uma pena mais branda, podendo ser cumprida em regimes abertos, por exemplo.
O que diferencia a pena de detenção ou de reclusão é a gravidade do crime cometido, e quem decide por uma ou por outra é o juiz.
O que é reclusão?
A reclusão é a retirada da pessoa do convívio social, sendo, portanto, uma das umas de penalidades mais severas que podem ser aplicadas à quem é considerado culpado de um crime perante a sociedade brasileira.
O réu que é condenado à reclusão deve ser encaminhado à um presídio, ou seja, toda pessoa reclusa pela justiça se encontra em uma prisão, cumprindo regime fechado.
O que é detenção?
A detenção, da mesma forma como a reclusão, é sentença dada à pessoas consideradas culpadas de crimes. No entanto, a detenção é um pouco menos severa o que a reclusão.
O detento é encaminhado à centros de detenças, que no geral são menos severos do que os presídios, e podem cumprir um regime de pena aberto, semi-aberto, ou fechado.
Atualizado em: 31/07/2019 na categoria: Diferenças