Religião

O que significa Ajayô?

Ajayô é uma saudação ao Orixá criador do homem, feita pelos adeptos ao Candomblé, como os Filhos de Gandhy. Muito usada pelo cantor Carlinhos Brown, é uma saudação muito conhecida durante o Carnaval de Salvador, pois funciona como um pedido …

Significado de Lâmia

De acordo com as crenças gregas, a lâmia era um demônio que se alimentava de crianças, mas esse nome também poderia ser atribuído a espíritos, bruxas ou monstros femininos, que surpreendiam os viajantes e sugavam seu sangue Existem muitas histórias …

Aba-Pai

A palavra Aba-Pai é uma expressão bíblica que vem do aramaico e significa “o pai” ou “meu pai” e, nas vezes em que é citada na Bíblia Sagrada, refere-se a Deus ou Jesus Cristo. A expressão é derivada do termo aramaico “ábba” e ainda é …

Iconoclastia

A Iconoclastia foi um movimento político-religioso de contestação do culto a ícones religiosos, que surgiu no século VIII, no Império Bizantino. O termo significa “quebrador de imagens”. Iconoclastia Bizantina A iconoclastia bizantina surgiu nos primórdios do século VIII e durou até …

Bem-aventurado

Bem-aventurado significa aquele que desfruta da glória divina, que é abençoado, que tem a felicidade eterna, seja durante a vida, ou na morte. O termo bem-aventurado, é a tradução da palavra grega “Makários”, muito dita na bíblia sagrada, no livro …

Significado de Hebreu

A palavra hebreu se refere a um povo semita da antiguidade que pregava o culto monoteísta, onde se acreditava em um Deus maior que cuida de todos. A história e trajetória desse povo são contadas no Velho Testamento da Bíblia …

Dádiva

Dádiva é um substantivo feminino, cuja origem é do latim “dativa”, que significa donativo, dessa forma, é possível deduzir que a palavra dádiva significa um presente, ou algo de valor que lhe foi dado e recebido de livre e espontânea …