» » Significado da Cor Roxa

Significado da Cor Roxa

A cor Roxa significa o mistério, a espiritualidade e a magia. Também representa a nobreza e a riqueza, a teologia, o feminismo e o movimento gay! Agrada mentes criativas e inspira a vaidade e o poder!

cor-roxa-1

O Roxo na Terapia das Cores

A cor roxa tem o poder de aliviar enxaquecas – isso mesmo! Um ambiente lilás é místico e propício para a meditação – ótimo para promover o relaxamento – já que estimula a conexão do corpo e mente e a purificação e libertação de temores. Em excesso pode levar à tristeza e à depressão, já que é uma cor fria.

Usando o Roxo na Decoração

A cor é muito indicada para decorar quartos de adolescentes, pois é nessa fase de transição que ocorrem as maiores mudanças de comportamento, evolução espiritual e maturidade – a formação de um ser humano adulto.

O lilás mais claro – a mistura do roxo com um pouco de branco – imprime delicadeza, doçura, romantismo e nostalgia. Já os roxos mais fortes deixam os ambientes super moderninhos!

ambiente-roxo

A Cor dos Opostos

Como o roxo é a união do vermelho com o azul, une elementos totalmente opostos: a espiritualidade e o lado carnal e pecaminoso do ser humano; o masculino e o feminino; o frio e o calor. No esoterismo, a cor violeta – uma variante do roxo – é a cor dos chakras cerebrais, onde se encontram razão e emoção, sentimentos e inteligência.

A Cor Roxa na Religião

No aspecto religioso, mais precisamente no catolicismo, é vista como sinal de , usada na Quaresma ou em missas para os falecidos, pelos sacerdotes e para decorar as igrejas, significando penitência e melancolia, mas também nobreza e luxo.

Você Sabia?

Um coração roxo é um sinal de honra, condecoração dada aos soldados americanos!

Atualizado em: 31/07/2019 na categoria: Significado das Cores