Significado de Sagrado

A palavra sagrado é usada para se referir a coisas relativas ou inerentes a Deus, a uma divindade, à religião, ao culto ou aos ritos religiosos, ou seja, algo sacro ou santo. Também é usada para se referir a algo que recebeu a consagração ou que se sagrou que não se deve infringir ou violar.

Sendo assim, a palavra sagrado é sempre ligada a uma religião ou crença religiosa, seja ela qual for. Além disso, também pode significar algo que não se pode deixar de cumprir, como uma função.

O que significa Sagrado?

A palavra sagrado é um adjetivo, cuja origem está no latim “sacratus”, que significa consagrar ou sagrar. Um objeto sagrado é algo muito estimado, em algumas religiões não se deve tocar ou mexer, mas em outras, podem ser manuseados, porém com um grande respeito pela crença a qual ele pertence. Em alguns locais, onjetos sagrados podem até realizar milagres como curas, por exemplo.

Sinônimos da palavra sagrado

Santo, ungido, intocável, respeitável, imperioso, virtuoso, imaculado, venerável, sacrossanto, sacro, predestinado, consagrado, divino, inviolável e outros.

Antônimos da palavra sagrado

Maldito, profano, mundano, ordinário, desprezável, comum, vulgar, público e outros.

Frases com a palavra sagrado

“Toda palavra lançada em pró-ajuda alheia é um medicamento sagrado que cura a alma, acalenta a mente e energiza o corpo.”

– Paulo  Ursaia

“O mais profundo é o que há nela de sagrado.”

– Vergílio Ferreira

Atualizado em: 23/05/2018 na categoria: Significado das principais palavras