Significado das principais palavras

O Que Significa Rapariga?

No Brasil, rapariga é um adjetivo usado para se dirigir a prostitutas, amantes ou meretrizes. Trata-se de um termo pejorativo, usado geralmente para ofender mulheres que se relacionam com homens casados ou que trabalham se prostituindo. Pode ser sinônimo de: …

Qual o significado de Iminente?

Iminente é um termo relativo a algo que está bem perto de acontecer, prestes a ocorrer, em um tempo próximo ou imediatamente. Vem do latim, “imminens”. Quanto à sua classificação, trata-se de um adjetivo. Geralmente, é utilizado em textos com …

O Que Significa Spinner?

Spinner é um brinquedo giratório que, teoricamente, alivia o estresse. Também é conhecido como hand spinner, que significa “girador de mão”. Muito utilizado por crianças e adolescentes, quando impulsionado, o spinner gira bastante rápido na ponta do dedo do seu …

Significado de Coaching

Coaching é uma ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional que significa treinando ou ensinando. O coach, profissional que faz coaching, treina o cliente para ser uma pessoa melhor, alcançando seus objetivos a partir de uma mudança de atitude e pensamentos, buscando promover …

Significado de Fomentar

Fomentar pode tanto significar friccionar para aquecer, ou estimular, colocar para frente. A palavra possui origem latina, “fomento”. Do Latim “fomentum”, que significa aquecer. A palavra tem origem no ato de friccionar a pele de forma a torná-la aquecida ao …

O que é um Ábaco?

O ábaco é um instrumento de cálculo muito antigo, usado desde as civilizações antigas, muito antes da calculadora, e é o instrumento de cálculo mais antigo que se tem notícia. Ele foi criado, provavelmente, na Mesopotâmia, há mais de 5500. …

Significado de sagaz

Sagaz significa rapidez de compreensão, raciocínio e inteligência. Uma pessoa sagaz é aquela que é perspicaz, rápida no entendimento das coisas, e que aprende e entende fácil novos conceitos. A origem da palavra sagaz é latina, do termo “sagax”, que …

Significado de Iniquidade

Iniquidade significa comportamento que vai de encontro à moral, à religião, à justiça, à igualdade, etc. Ou seja, é uma característica negativa associada a pessoas de má índole e perversas, que não leva em consideração as leis, princípios, valores e …

O Que Significa Modéstia?

Modéstia significa a ausência de vaidade, é a qualidade de quem opta pelo mais simples e comum e está relacionada à humildade. Um exemplo de comportamento baseado na modéstia é o indivíduo que não se gaba de suas conquistas e vitórias …

Significado de Alteridade

Alteridade é um termo que expressa a qualidade ou estado do que é do outro ou que é diferente. Um dos princípios básicos da alteridade afirma que o homem tem uma relação de interação e dependência com os outros seres, …

O Que Significa Masoquista?

Masoquista é uma pessoa que sente prazer ao sentir dor e também através do sofrimento moral, como uma humilhação verbal. Quem é masoquista sente prazer, sexual ou não, ao estar em uma situação de inferioridade perante o outro, ao ser …

Propício

Propício refere-se a um momento oportuno, ideal para algo acontecer. É algo ou alguém que serve para alguma coisa. É o mesmo que estar disposto e inclinado a fazer algo. É ser adequado para alguma situação.  Também indica algo que dá indícios de lucros, que é favorável, que …

Significado de Derradeiro

Derradeiro significa o mesmo que o último em alguma coisa, como em uma fila, por exemplo. Também pode significar alguém que sobrevive a tudo, algo decisivo ou extremo em uma situação. Sinônimos da palavra derradeiro Último, terminal, terminante, posterior, extremo, final, decisivo, remanescente, …

Itinerante

Itinerante é tudo o que muda de lugar com frequência, seja por exigência da profissão, como os representantes comerciais, ou pelo caráter da organização, como o circo. Profissionais Itinerantes Todo profissional que precisa se deslocar e se desdobrar para estar em …

Lambada

A lambada refere-se a uma dança alegre e sensual, de origem latina, que se dança com um par. Surgiu no Pará e ficou muito conhecida no Brasil, principalmente nas regiões Norte e Nordeste do país. O termo lambada também pode ser …

Abalado

A palavra abalado é usada para se referir àquilo ou àquele que se tornou enfraquecido, alquebrado, que tem pouca firmeza nas decisões, ou seja, inseguro. Uma pessoa abalada se torna hesitante, sendo chamada por muitos de frouxo. A palavra abalado …

Significado de Madame

A palavra madame é usada para se referir a mulheres adultas, casadas ou solteiras, ou seja, damas ou senhoras. Além disso, a palavra madame também pode ser usada para se referir a mulheres da vida, que praticam o meretrício, ou …

Acamado

A palavra acamado é usada para caracterizar pessoas que pessoas que estão de cama ou deitadas na cama. Outro significado para a palavra acamado é estendido no chão ou em outra superfície, quando a pessoa está deitada em qualquer lugar, …

Acirrado

A palavra acirrado pode ser usada para caracterizar aquele ou aquilo que teve a agressividade aumentada, que foi provocado, açulado ou instigado a algo. Além disso, pode se referir a quem teve a raiva despertada, que está irritado, exasperado, ou …

Abstrato

A palavra abstrato pode ser usada para caracterizar aquilo que não é concreto, reultante da abstração, ou seja, tudo aquilo que foge da realidade, sendo fruto da imaginação das pessoas. Além disso, a palavra abstrato pode se referir a algo …