Semelhante

A palavra semelhante é um adjetivo, cujo significado é aquele ou aquilo que pertence à mesma classe, espécie, qualidade, natureza ou forma, podendo se referir àquilo que é muito parecido, análogo ou idêntico. Na geometria é usada para se referir à figura geométrica em relação de homotetia à outra, já quando está na forma de um substantivo masculino, se refere a uma pessoa ou objeto igual ou similar a outro.

A palavra semelhante é um adjetivo cuja origem está no latim “similis” que quer dizer “tal qual, como ou semelhante”. Essa palavra é bastante usada nos dias atuais, tanto na língua falada quanto na escrita, sendo que, muitas vezes é substituída pela palavra parecido.

Sinônimos da palavra semelhante

Igual, parecido, similar, análogo, comparável, conforme, idêntico, imitante, cópia, aproximado, exato, mesmo, uniforme, paródia, arremedo, aparentado, sinônimo, indiferença e outros.

Antônimos da palavra semelhante

Diferente, contrário, incomparável, dissemelhante, antônimo, diferença, inexato, afastado e outros.

Frases com a palavra semelhante

“Aquela espécie é semelhante á outra quando olhamos os pelos e os chifres.”

“Uma palavra escrita é semelhante a uma pérola.”

– Johann Goethe

“As injúrias dos amantes nunca ofendem; há amores arrebatados e há amores adocicados. Em ocasiões semelhantes, as palavras mais estranhas e por vezes coisa pior, tornam-se preferência como provas de afeição, por aqueles mesmos que as ouvem.”

– Jean Moliere

Atualizado em: 22/05/2017 na categoria: Significado das principais palavras