» » Sensato

Sensato

A palavra sensato é usada para qualificar aquele que tem bom senso, aquele que faz a aplicação perfeita da razão para julgar ou raciocinar em cada caso particular da sua vida. Para ser sensato, é preciso ser prudente, cauteloso, previdente, grandes virtudes que levam o indivíduo a praticar o que lhe convém com moderação. Uma pessoa sensata é aquela que tem um bom juízo do que é certo e errado, que é equilibrado em suas ideias, agindo ponderadamente.

Outro significado para a palavra sensato é a expressão que qualifica aquela pessoa que é discreta, que é reservada em suas palavras e em seus atos, não é exagerada em suas ações e pensa antes de agir ou falar, principalmente sobre si mesma.

Sinônimos da palavra sensato

Equilibrado, atilado, circunspecto, sisudo, sério, composto, arrazoado, atinado, regrado, comedido, lógico, racional, coerente, precavido, ponderado, previdente, prudente, cuidadoso, cauteloso, responsável e outros.

Antônimos da palavra sensato

Inepto, injudicioso, desastrado, metido, impulsivo, ridículo, asno, estouvado, estulto, néscio, imprudente, basbaque, precipitado, idiota, estúpido, irracionável, descabeçado, destrambelhado, doidivanas, tonto, tolo, desobstinado, desvairado, desajuizado, desaustinado, desequilibrado, desatilado e outros.

Frases com a palavra sensato

“Há mais loucos do que sensatos, e até no próprio sensato há mais loucura do que sensatez.”

– Nicolas Chamfort

Atualizado em: 23/05/2018 na categoria: Psicologia