» » Sexta-feira da Paixão

Sexta-feira da Paixão

A Sexta-feira da paixão é um feriado muito famoso que homenageia a crucificação de Jesus Cristo. Os cristãos de todo o mundo comemoram esse dia com orações e vinho.

A Sexta-feira da Paixão é comemorada sempre na sexta-feira antes do Domingo de Páscoa. A Sexta Feira da Paixão é o sexto dia santo para os cristãos ocidentais e o sétimo dia santo para os cristãos orientais. É um dos últimos dias da Semana Santa, antecedendo somente o Sábado de Aleluia e o Domingo de Páscoa.

Sexta-feira da Paixão – Versão Bíblica

A Sexta-feira da paixão, também chamada de Sexta-feira Santa, serve para homenagear Jesus, que foi crucificado para que a humanidade pudesse se ver livre de seus pecados.

De acordo com a Bíblia, Jesus foi preso e crucificado por conta de uma traição feita por um de seus apóstolos (Judas), que entregou seu mestre em troca de 30 moedas de prata.

Após a traição, Jesus foi condenado por subversão, já que se autointitulava rei e foi contra a cobrança de impostos.

Jesus então foi chicoteado e humilhado perante à população, além de ser obrigado a carregar uma cruz até o local onde seria crucificado, em meio aos ladrões. Jesus passou por dores terríveis e uma agonia inimaginável durante sua execução, que durou aproximadamente 6 horas.

Durante as últimas 3 horas do sofrimento de Jesus, o céu se encheu de escuridão e toda a terra escureceu. Jesus morreu por volta das 15:00 horas e, diz a Bíblia, que a cortina do templo rasgou-se até o chão, além do surgimento de um terremoto e a quebra de túmulos, que se abriram na hora.

Para se certificar de que Jesus estava morto, Pilatos ordenou que um soldado enfiasse uma lança o flanco (parte lateral do corpo) de Jesus, fazendo com que escorresse muito sangue da ferida.

Depois disso, José de Arimateia, que era um seguidor de Jesus, porém em segredo, pediu seu corpo, para que pudesse sepultá-lo. Então, na companhia de outro servo de Jesus, os dois o embrulharam em uma mortalha e então Nicodemos trouxe mirra e aloé para ungir o corpo do Messias.

Com isso, Jesus foi enterrado em um rochedo e, para fechar o túmulo, colocaram uma enorme pedra à frente da entrada.

Atualizado em: 31/07/2019 na categoria: Datas Comemorativas