Shalom

Shalom significa paz, é um termo usado pelos judeus para saudar ou se despedir, é também, um desejo de saúde.

A palavra shalom vem de origem hebraica, ditada pela comunidade judaica como um cumprimento desejando que a pessoa esteja bem em todos os aspectos, sendo físico, psicológico e espiritual, com boa saúde e bem-estar, em poucas palavras, que esteja em paz.

O que quer dizer shalom?

Também é encontrada na bíblia sagrada em diversas passagens, como um termo usado por Jesus para saudar o seu povo, sendo shalom, “a paz do Senhor esteja convosco”, onde Ele desejava que a paz estivesse em cada pessoa e entre as nações.

No antigo testamento, encontramos este termo sendo uma pergunta ou resposta como “como vai”, “tudo bem” e, muito utilizado no shabat, que significa sábado, último dia da semana, onde os judeus param todas as atividades a partir do pôr do sol da sexta-feira até o pôr do sol do sábado (shabat), este tempo é reservado para ficar em harmonia com a sua família e com Deus, descansar o corpo e a mente e renovar o espírito. A saudação para este dia é “Shabat Shalom”, sendo, “tenha um sábado de paz” ou “paz no seu descanso semanal”

Atualizado em: 23/05/2018 na categoria: Expressões