» » Significado de Alteridade

Significado de Alteridade

Alteridade é um termo que expressa a qualidade ou estado do que é do outro ou que é diferente. Um dos princípios básicos da alteridade afirma que o homem tem uma relação de interação e dependência com os outros seres, por isso o “eu” só existe a partir do convívio e contato com o “outro”. O substantivo é muito abordado em conteúdos filosóficos e antropológicos.

Alteridade na Filosofia e na Antropologia

Apresentada por Platão, a alteridade na filosofia é considerada um dos cinco gêneros supremos, da qual é o contrário de identidade. Para o grande filósofo, o homem detém a multiplicidade das Ideias, que consiste em um de seus atributos, assim como a troca das mesmas, resultando na alteridade recíproca.

A alteridade também foi estudada por Aristóteles, Plotino e Hegel. Para Aristóteles, o que caracteriza alteridade são as várias espécies dentro de um gênero e as diferenças entre cada uma delas.

A Antropologia, por sua vez, é considerada a ciência da alteridade justamente por abordar o estudo do homem e dos fenômenos que o envolvem, incluindo as diferenças que existem entre os indivíduos Baseado na alteridade é possível compreender e analisar o homem e suas diferenças de forma mais ampla.

Exemplos de uso de alteridade

  • “A alteridade é um bom tema para o nosso Trabalho de Conclusão de Curso de Filosofia.”;
  • “Ela sempre evidenciou que sua alteridade era algo benéfico, pois era o que a tornava única.”;
  • “Devido a sua alteridade, o homem deixou sua esposa e assumiu que eram muito diferentes.”.

Atualizado em: 05/06/2018 na categoria: Significado das principais palavras