» » Diferença entre Socialismo e Comunismo

Diferença entre Socialismo e Comunismo

A diferença entre socialismo e comunismo consiste no fato de que o socialismo visa a extinção do Estado, enquanto o comunismo é marcado por um Estado forte, que detêm todos os meios de produção. Os dois sistemas econômicos buscam a igualdade entre os membros da sociedade.

Há algumas outras diferenças entre o socialismo e o comunismo:

  • No socialismo as pessoas podem decidir como a economia funcionará;
  • No comunismo a economia é controlada pelo Estado;
  • O socialismo apoia que os bens e serviços devem ser divididos com base na produtividade de casa pessoa. No comunismo, a riqueza deve ser compartilhada considerando a necessidade de cada um;
  • No socialismo existe a propriedade pessoal e a industrial. No comunismo todos os bens e serviços são propriedade pública.

O que é socialismo?

O socialismo é um sistema econômico que busca atingir o nível de igualdade entre todos os membros da sociedade e busca e extinção do Estado, permitindo que as pessoas continuem com seus bens de produção e que a própria sociedade comande a economia em cooperação mútua. Alguns de seus idealizadores foram Karl Marx, Proudhon, Engels, Saint-Simon e Robert Owen.

O socialismo defende o acesso aos itens básico de consumo por todos e a divisão dos lucros obtidos através dos bens produzidos pelas indústrias, já que são fruto de um esforço coletivo.

Alguns exemplos históricos de socialismo podem ser representados com a Comuna de Paris e a Comarca de Standha.

O que é comunismo?

O comunismo é um sistema econômico e político no qual os meios de produção e os bens pertencem ao Estado. O órgão público será responsável em dividir de forma igual todos os seus bens com a população. Para poder ser implantado precisa, primeiro, do socialismo.

O comunismo promove, então, uma sociedade livre das classes sociais, onde o governo possui os meios de produção e bens, organiza a população para que trabalhe para ele e redistribui todos os bens com o próprio povo. Os indivíduos podem ter múltiplos ofícios, trabalhando sempre com o objetivo de promover o bem da coletividade.

O regime comunista abre portas para que regimes políticos autoritários subam ao poder, fazendo com que o seu objetivo principal de igualdade e justiça social não seja alcançado.

Os principais registros históricos de partidos comunistas são:

  • Partido Comunista da União Soviética (1912-1991);
  • Partido Comunista da China (1921-até o momento);
  • Partido dos Trabalhadores da Coreia (1949-até o momento);
  • Partido Comunista de Cuba (1965- até o momento).

Atualizado em: 06/08/2018 na categoria: Diferenças