A diferença entre socialismo e comunismo consiste no fato de que o socialismo visa a extinção do Estado, enquanto o comunismo é marcado por um Estado forte, que detêm todos os meios de produção. Os dois sistemas econômicos buscam a igualdade entre os membros da sociedade.
Há algumas outras diferenças entre o socialismo e o comunismo:
- No socialismo as pessoas podem decidir como a economia funcionará;
- No comunismo a economia é controlada pelo Estado;
- O socialismo apoia que os bens e serviços devem ser divididos com base na produtividade de casa pessoa. No comunismo, a riqueza deve ser compartilhada considerando a necessidade de cada um;
- No socialismo existe a propriedade pessoal e a industrial. No comunismo todos os bens e serviços são propriedade pública.
O que é socialismo?
O socialismo é um sistema econômico que busca atingir o nível de igualdade entre todos os membros da sociedade e busca e extinção do Estado, permitindo que as pessoas continuem com seus bens de produção e que a própria sociedade comande a economia em cooperação mútua. Alguns de seus idealizadores foram Karl Marx, Proudhon, Engels, Saint-Simon e Robert Owen.
O socialismo defende o acesso aos itens básico de consumo por todos e a divisão dos lucros obtidos através dos bens produzidos pelas indústrias, já que são fruto de um esforço coletivo.
Alguns exemplos históricos de socialismo podem ser representados com a Comuna de Paris e a Comarca de Standha.
O que é comunismo?
O comunismo é um sistema econômico e político no qual os meios de produção e os bens pertencem ao Estado. O órgão público será responsável em dividir de forma igual todos os seus bens com a população. Para poder ser implantado precisa, primeiro, do socialismo.
O comunismo promove, então, uma sociedade livre das classes sociais, onde o governo possui os meios de produção e bens, organiza a população para que trabalhe para ele e redistribui todos os bens com o próprio povo. Os indivíduos podem ter múltiplos ofícios, trabalhando sempre com o objetivo de promover o bem da coletividade.
O regime comunista abre portas para que regimes políticos autoritários subam ao poder, fazendo com que o seu objetivo principal de igualdade e justiça social não seja alcançado.
Os principais registros históricos de partidos comunistas são:
- Partido Comunista da União Soviética (1912-1991);
- Partido Comunista da China (1921-até o momento);
- Partido dos Trabalhadores da Coreia (1949-até o momento);
- Partido Comunista de Cuba (1965- até o momento).
Atualizado em: 31/07/2019 na categoria: Diferenças