Podemos dizer que a diferença entre sociopata e psicopata é que, enquanto o psicopata é mais impulsivo, e tende a ser mais cruel, a não entender sentimentos, e a possuir dificuldade nas relações sociais, o sociopata já consegue entender os sentimentos e as repercussões das suas ações, e costuma ser mais calculista e conviver de forma normal em sociedade.
Quando consideramos a teoria por trás das duas doenças e o que diz a atual Classificação Internacional de Doenças – CID, no entanto, entendemos que ambas estão compreendidas no que é conhecido como transtorno de personalidade, e cada uma constitui um tipo diferente de personalidade dissocial ou antissocial.
Conceitualmente, portanto, não há diferença entre sociopata e psicopata, mas existem sim algumas características que tornam o psicopata e o sociopata bem diferentes entre si.
O que é o sociopata?
Hoje se acredita que um indivíduo não nasce sociopata, mas sim vai se desenvolvendo ao longo da vida. O sociopata é geralmente alguém normal, normalmente mais tímido, e as características desse distúrbio de personalidade são deflagradas após um trauma.
Quem é sociopata não é capaz de sentir emoções, mas é capaz de entender os sentimentos e de se relacionar socialmente e em sua vida pessoa. Quando o sociopata comete crimes, eles geralmente são mais frios e calculistas.
O que é o psicopata?
A hipótese mais aceita é a de que o psicopata já nasça psicopata, com certas características que o distingue dos outros indivíduos, como uma grande dificuldade de se relacionar.
Quando o psicopata comete crimes, ele tende a ser mais passional, impulsivo e cruel. O psicopata não entende as convenções sociais, nem os sentimentos das outras pessoas.
Tanto os sociopata quanto os psicopatas possuem tendência a ser violentos e a cometer crimes.
Atualizado em: 31/07/2019 na categoria: Diferenças