Solene

A palavra solene é usada para se referir àquilo que se celebra com pompa e suntuosidade, acompanhado de cerimônias oficiais e extraordinárias. Algo solene é aquilo que se faz com pompa, magnífico, majestoso, pomposo. Uma pessoa solene é alguém de aparência nobre, majestosa e imponente, acompanhada de fórmulas ou formalidades exigidas pela lei ou pelo costume, manifesto, público.

Uma ação solene é aquela que denota importância, seriedade, gravidade, é algo sério, circunspecto ou grave, cujo tom é enfático, afetado, pomposo. A palavra solene é um adjetivo de dois gêneros, cuja origem está no latim “sollemnis” ou “sollenis”, que quer dizer solene ou consagrado.

Sinônimos da palavra solene

Imponente, magnífico, augusto, grandioso, cerimonioso, majestoso, respeitável, cortês, mesureiro, luxento, reverencioso, grave, maduro, sensato, declamatório, enfático, faustoso, aparatoso, magnificente ostentoso, opulento, pomposo e outros.

Antônimos da palavra solene

Descerimonioso, informal, pobre, singelo, recatado, crédulo, ingênuo, despojado, humilde, discreto, simples, aberto, modesto e outros.

Frases com a palavra solene

“Juramento: no Direito, um apelo solene à divindade, que pesa mais na consciência por existir uma pena para o perjúrio.”

– Ambrose Bierce

“Quando escrevo, visito-me solenemente.”

– Fernando Pessoa

“Juro solenemente não fazer nada de bom.”

Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban

“O maravilhoso da guerra é que cada chefe de assassinos faz abençoar suas bandeiras e invoca solenemente a Deus antes de lançar-se a exterminar seu próximo.”

– Voltaire

Atualizado em: 22/05/2017 na categoria: Significado das principais palavras