» » Tagarela

Tagarela

A palavra tagarela é utilizada para se referir a pessoas que falam demais, denominadas como linguarudas. Além disso, a palavra tagarela também pode ser usada para caracterizar pessoas que não sabem guardar segredos, que sempre contam o que sabem para os demais, ou seja, pessoas indiscretas. Outro significado para a palavra tagarela é o de uma aglomeração de pessoas, como uma gritaria ou alvoroço, um tipo de balbúrdia.

A palavra tagarela é um adjetivo de dois gêneros, cuja origem ainda é desconhecida, mas além desses significados já citados, também pode significar algo ou alguém que faz um ruído ou murmúrio constante. A palavra tagarela também era usada para dar nome a uma peça que velocidade das mós dos moinhos.

Sinônimos da palavra Tagarela

Palrador, gárrulo, falador, tramela, taramela, gritaria, ruído, barulho, conversador, fofoqueiro, loquaz, linguareiro e outros.

Antônimos da palavra Tagarela

Discreto, reservado, calado, silencioso, mudo, tácido, modesto, embatucado, acanhado, decente, distante, comedido, sério, cauteloso, prudente, recatado e outros.

Frases com a palavra Tagarela

“Só as palavras contam; o resto é tagarelice”

― Eugène Ionesco

“Hora do recreio: periquitos tagarelas brigam pelas mangas.”

― Anibal Beça

“Tagarelar é o direito de quem não consegue nada.”

― Mestre Ariévlis

“Duas pessoas têm vivido em você por toda a sua vida. Uma é o ego, tagarela, exigente, histérico, calculista; a outra é o ser espiritual escondido, cuja silenciosa voz de sabedoria você somente ouviu ou reparou raramente – você revela em si mesmo o seu próprio guia sábio.”

― Sogyal Rinpoche

Atualizado em: 23/05/2018 na categoria: Girias