A diferença entre tornado e furacão é que o tornado é um redemoinho de vento, que gira a uma velocidade muito alta, e se formam durante tempestades com algumas condições favoráveis ao seu surgimento, enquanto o furacão é na verdade um ciclone tropical, que se forma no mar.
O que é um tornado?
Quando um redemoinho de vento se forma a partir do vento girando a velocidades muito altas, chamamos esse redemoinho de tornado. O tornaod é um tipo de ciclone tropical, assim como o furacão.
O tornado se forma em terra firme, durante tempestades muito fortes que possuem algumas características específicas. Quando o tornado se forma no mar, ele é chamado de tormba d’água.
Os tornados são fenômenos meteorológicos altamente destrutivos, muito comuns nos Estados Unidos.
O que é um furacão?
Um furacão é um ciclone tropical formado nos mares, que possui um interior muito quente. O seu mecanismo de formação envolve a formação de centros de pressões mais baixas que a atmosféricas, fazendo com que o vento corra para esse centro, formando o furacão.
Um furacão geralmente dura mais do que um tornado, mas é menos destrutivo, principalmente porque os ventos mais lentamente nessa formação.
Exemplos de tornados e furacões
Um tornado, por ser menor do que um furacão, consegue ser visto por qualquer um que passa, e é aquela famosa formação em forma de “funil” presente em diversos vídeos do youtube.
Já o furacão é um fenômeno gigantesco, que não pode ser observado em sua totalidade. Furacões famosos incluem o furacão Katrina, que acometeu a cidade de Nova Orleans nos Estados Unidos.
Atualizado em: 31/07/2019 na categoria: Diferenças