» » Qual a diferença entre Trabalho e Emprego?

Qual a diferença entre Trabalho e Emprego?

A principal diferença entre o trabalho e o emprego é que o emprego é a função que o indivíduo exerce, simplesmente algo que ele faz por necessidade, enquanto o trabalho se relaciona com o seu estilo de vida e com a sua profissão, sendo entendido com uma carreira.

As duas palavras são usadas na prática como se fossem a mesma coisa, mas na verdade, significam coisas bem diferentes.

O que é trabalho?

O trabalho é um conceito mais amplo, relacionado à função que o indivíduo desempenha na sociedade, envolve sua profissão, sua carreira, suas aspirações, seus sonhos, suas metas

O trabalho faz parte da nossa vida como componente da nossa realização pessoal assim como a família, e nosso círculo social.

O que é emprego?

O emprego é apenas uma função que desempenhamos na empresa. Ele pode ser entendido como algo que precisamos fazer por um determinado período, para suprir nossas necessidades financeiras.

Um emprego geralmente recebe menos dedicação por parte dos funcionários, que não possuem expectativas de crescimento ou planos para o futuro naquela função.

Exemplos de trabalho e emprego

Imaginamos alguém que é formado em fisioterapia, por exemplo. Essa pessoa gosta da área e pretende seguir carreira trabalhando em hospital.

No entanto, ao sair da faculdade, com o mercado competitivo, não consegue uma boa colocação profissional. Essa pessoa decide, então, trabalhar com secretária na recepção de um plano de saúde, para conseguir pagar cursos de especialização e conseguir, posteriormente, uma melhor colocação no mercado de trabalho.

A posição de recepcionista é, para esse indivíduo nesse momento, um emprego, e não um trabalho. Ou seja, uma atividade temporária e necessária.

Essa mesma pessoa, após um tempo, consegue uma vaga em uma clínica de fisioterapia para atuar na sua área, exatamente na especialidade que desejava. A partir daí, consideramos a atividade um emprego, que faz parte da carreira dessa pessoa, e vem junto com diversas expectativas e possibilidade.

Atualizado em: 06/08/2018 na categoria: Diferenças