» » Significado da Cor Vermelha

Significado da Cor Vermelha

Vermelho significa poder, paixão, vigor e intensidade. Representa sentimentos fortes que vão do amor ao ódio e é uma cor quenteprofunda, viva, glamourosa e sensual!

cor-vermelha

A Cor Vermelha como Estimulante

O vermelho estimula o sistema nervoso, aumenta a autoestima, a autoconfiança, a sensação de poder e a energia para as atividades rotineiras. Também estimula a agressividade e aflora o desejo sexual, já que é considerada um símbolo erótico!

No ambiente de trabalho o vermelho aflora a habilidade de liderar e de influenciar todos ao seu redor!

Tons de Vermelho na Decoração

O vermelho é ótimo para ser usado em detalhes: na pintura e destaque de apenas uma parede, na decoração do espaço (almofadas, flores, utensílios domésticos, cama, mesa, banho) e muito mais! Isso porque os tons combinam com qualquer ambiente: quarto, sala, banheiro e cozinha!

Mas lembre-se de uma coisa: como o vermelho é uma cor intensa, não é aconselhável que seja usado para pintar completamente ambientes em geral, principalmente os menores, pois causa agitação, dificuldade de concentração, ou mesmo cria uma atmosfera sombria e melancólica.

vermelho-decorar

Como Usar Vermelho no Look

Se não quiser parecer vulgar, aposte na mistura de cores, como o vermelho com o preto, com o azul marinho, marrom, nude ou branco – o que ajuda a suavizar o look!

Você também pode misturar a cor com outras mais vibrantes pra criar um visual mais casual e divertido!

Acessórios na cor vermelha também podem deixar um look mais neutro e sério muito mais sofisticado e vibrante! Invista em sapatos, gravatas, bijuterias, cor do batom, etc!

Como Apimentar a Relação Usando Vermelho

Lingeries sexy’s ficam ainda mais ousadas na cor vermelha! Aposte sem medo se estiver afim de apimentar a relação! Fantasias eróticas também são uma boa pedida: bombeira(o) diabinha(o), enfermeira(o), estudante, marinheira(o), enfim, o que a sua imaginação permitir!

E o vermelho pode ser usado também na decoração e na iluminação do ambiente onde vocês passarão a noite juntos! Que tal luzes vermelhas, pétalas de rosas e velas aromáticas? Mais romântico e sensual impossível!

A Cor Vermelha na Religião

Na religião, essa cor normalmente é associada a coisas ruins: demônios, tentações e pecados. Há anos atrás, inclusive, as mulheres que pintassem as unhas de vermelho eram consideradas prostitutas perante a sociedade, por influência dos conceitos da Igreja.

Vermelho na Política

Neste contexto, o vermelho simboliza o comunismo e o socialismo, as ideias de liberdade de expressão, enfim, a política de esquerda em geral. A cor era muito utilizada nas bandeiras, camisas e faixas dos protestantes, principalmente na época da ditadura, onde os militantes de esquerda lutavam por um país mais justo e democrático.

Vermelho na Publicidade

Como a cor vermelha é instigante, é ideal para ser usada em anúncios, botões de “compre aqui” ou “leia mais”! Como também está ligada ao poder, é muito usada para promover carros, esportes, bebidas e outras vendas em geral!

Ela estimula o apetite e é ótima também para ser usada em restaurantes e afins!

A Cor Vermelha como um Sinal de Perigo

Como o vermelho é uma cor bem visível e chamativa, é normal ser usada em sinalizações que indicam perigo. É justamente por essa razão que nos semáforos ela representa o sinal de alerta máximo, indicando que os motoristas devem parar.

Além disso, a cor é imponente e atribuída também às guerras e à violência.

Atualizado em: 31/07/2019 na categoria: Significado das Cores