» » Vir no Contrafluxo

Vir no Contrafluxo

Já que o prefixo contra se refere àquilo que é oposto, a expressão “vir no contrafluxo” significa vir na direção oposta, na contramão.

Contrafluxo se escreve Junto ou Separado?

De acordo com o novo acordo ortográfico, uma palavra com o prefixo contra só terá hífen quando a palavra seguinte começar com a letra “h” ou “a”. É por este motivo que a palavra contrafluxo se escreve junto!

Grávidas no Contrafluxo

A expressão “grávidas no contrafluxo” refere-se às mães mais jovens, que engravidam na adolescência. O IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – já registrou, através de pesquisas, que no ano de 1996, 6,9% das meninas entre 15 e 17 anos já eram mães. E a porcentagem aumentou com o passar dos anos: em 2006 foi para 7,6%!

Apesar de hoje em dia o número de filhos por mulher tenha diminuído drasticamente e mulheres adultas estejam esperando mais para tê-los, as adolescentes continuam vindo no contrafluxo, o que é bastante preocupante e afeta a vida da adolescente como um todo – o lado emocional, físico e também a questão dos estudos, já que a maioria das meninas tem vergonha de voltar à escola depois que engravidou.

Atualizado em: 23/05/2018 na categoria: Girias